Em outro país

Os quinze metros que separam o Brasil e a Bolívia são suficientes para fazer qualquer um perceber que está em outro país. A poeira que sobe quando os carros passam correndo pelas carreteras de terra batida, o calor de quase 40 graus, os policiais conversando e rindo em espanhol com uniformes gastos e suados e as crianças e mulheres sentadas no meio fio atrás de algumas moedas contrastam radicalmente com a pequena e urbanizada Corumbá.

E um país pobre. A impressão é de pisar pela primeira vez no tal terceiro mundo dos filmes. Com 60% da população vivendo abaixo da linha da pobreza e um PIB per capitã de $ 4,400, a Bolívia é uma das nações mais pobres da América do Sul. E também uma das mais diversas. Os seus nove milhões de habitantes se dividem em 9 departamentos, 36 etnias e ao menos três línguas oficiais – castelhano, aymará e quíchua – o que a torna um grande caleidoscópio de culturas.

Em Porto Quijarro, que junto com Corumbá e a também boliviana Porto Suarez forma uma cornubação em que vivem cerca de 130 mil pessoas, apenas a avenida principal e a rua ao redor da praça central tem calçamento. A principal fonte de renda da cidade decorre do fato de ser o ponto de partida – ou final – das linhas da Ferrovia Oriental, o famoso Trem da Morte.

Durante as 22 horas de viagem o trem – que, apesar do que pode supor a imaginação mochileira, ganhou o nome apenas por transportar mortos na época da febre amarela – passa por povoados que parecem existir só por causa dele. Malemal o vagão para e já começa uma procissão de mulheres e crianças vendendo de tudo um pouco, principalmente comida. De singelas mangas rosas e refrescos caseiros, acondicionados dentro de baldes com restos de gelo, a caprichados saquinhos de arroz com batatas e peixe frito.

Conforme a época do ano mais ou menos turistas fazem os 640 km que vão da cidade até a capital do departamento Santa Cruz e vive-versa. Com sorte, deixam alguns dólares pelo caminho.

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s