A separatista Santa Cruz de La Sierra

Quem chega pela primeira vez a cidade de Santa Cruz de la Sierra sabe por cima que ela é o centro da oposição ao governo do presidente Evo Morales, mas dificilmente sabe que ela também é o centro de uma oposição ainda mais antiga, que move a política e os ânimos bolivianos desde o começo da nação: a divisão em cambas e collas.

Santa Cruz é Bolívia e não é Bolívia. Com cerca de dois milhões de habitantes  a cidade está em plena meia luna – invenção jornalística para agrupar nominalmente as províncias das terras baixas bolivianas, em geral de oposição ao governo Evo – e carrega feliz um bom pedaço do PIB do país.

Seguindo o mapa, fazem parte das terras baixas ou oriente os departamentos de Tarija, Chuquisaca, a orgulhosa Santa Cruz, Pando e Beni – são cambas. Apesar de ocupar a maior parte da Bolívia, esses cinco estados tem apenas 40% da população.  Os outros 60%  – os collas –  se concentram no ocidente ou altiplano – Potosí, Oruro, La Paz e Cochabamba -, o que complica a vida da oposição, já que por lá  o pessoal é majoritariamente MASssista. As província de Beni, por exemplo, que junto com Pando forma a Amazônia boliviana, tem apenas 30 mil habitantes. Em Santa Cruz é melhor falar do governo em voz baixa. Apesar do MAS (movimento ao socialismo) ter crescido bastante, a maior parte das pessoas só falta se benzer quando menciona o nome do Evo.

Enquanto no Oriente as pessoas no geral tem barriguinhas salientes e rostos redondos que lembram a ascendência guarani, em La Paz a maior parte da população é baixa e com as costas largas, fruto da adeptação milenar do corpo dos indígenas locais ao pouco oxigênio. São cambas e collas e essa divisão se reflete não só na forma como falam e se portam, mas na maneira como sentem o país.

Quando os crucenos se referem ao resto do país como eles, eles não deixam de ter razão. Santa Cruz é o seu país. Outro país.

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s